![]() |
2015, primeiro ano do stiu-ma com Flávio Dino, logo começaria a encolher. |
Muitos têm a lembrança de um STIU-MA indo para as ruas com caixão e paixão, fazendo caminhadas pelas ruas do centro de SAO LUÍS para que a população maranhense tivesse conhecimento do que acontecia na EMPRESA, essa luta forte e viril trouxe várias vitórias para a CATEGORIA dos trabalhadores da CAEMA e consequentemente ao saneamento do Estado, visto que durante todo o período de domínio da família Sarney o Maranhão definhava no quesito saneamento. Ninguém pode negar um STIU-MA forte, (naquela época) sem medo dos que estavam no poder, de luta ativa, muitas vitórias (implantação do PCS, ticket, planto de saúde, etc). Os Sarneys saíram do poder (o povo os tirou democraticamente) podemos considerar claramente que o STIU-MA ajudou a tirar a oligarquia do poder, essa memória ainda é viva na mente de muitos, um STIU-MA forte e valente.
Após 7 anos de governo dito de apoio aos trabalhadores (governo Dino) mais 1 ano de governo Brandão, o STIU-MA na prática estava do lado de quem estava no poder, ninguém pode negar o apoio do STIU-MA nas duas eleições de Dino e a última eleição de Brandão, apoio claro e grudado na legenda que Dino e Brandão, que teoricamente passaram a imagem que estavam apoiando os caemeiros e o saneamento. Fica a pergunta: a condição de trabalho melhorou? Os salário e benefício melhoraram nos últimos 8 anos? Os indicadores de saneamento básico no Maranhão estão melhores que outrora? Se sua resposta for sim, eu peço desculpas, mas você deve estar vivendo outra realidade na empresa, muito diferente. Se a respostas for não, então levanto outra questão, 8 anos dos quais não tivemos a reposição da inflação, não tivemos respeito ao nosso PCS, o ACT praticamente não existe, o STIU-MA ficou muito fraco nesse período ou são cúmplices de quem esteve no governo?
Dizer que é vitória não perder ticket, não perder o plano de saúde, não perder qualquer benefício conquistado no passado É VITÓRIA, soa mais como sinal de fraqueza, pois quem comemora zero a zero e quem não quer vitória, não teve nenhuma greve geral, apenas paralisação de advertência onde praticamente ninguém parava. Concretizando essa ameaça ao longo de 8 anos, sendo duas eleições de Dino e uma do Brandão, nós corremos o risco constante de perder esses direitos e mesmo assim o STIU-MA tendo apoiado o Dino nas duas eleição e a Brandão na última eleição, os mesmo que mantiveram o André no poder por tanto tempo, apesar da a campanha do FORA ANDRÉ correndo a todo vapor, campanha essa que conseguiu promover o mesmo Diretor Operacional, Diretor Administrativo Financeiro para Presidente da CAEMA, onde está o companheirismo do Dino com STIU-MA? Tudo leva a crer que o STIU-MA é cúmplice de tudo o que acontece na CAEMA e com o Saneamento. Mas isso é um questionamento que cada um deve fazer para si mesmo. Afinal, é FRACO OU CÚMPLICE ?
Participe enviando sua sugestão, seu artigo ou ideia de publicação para a equipe de caemeiros.com através do email caemeiros@gmail.com.
J.Silva Itz-MA.