Páginas

segunda-feira, 19 de junho de 2023

AMPLIANDO O CONHECIMENTO SOBRE A ENERGIA FOTOVOLTAICA

 

O QUE É FOTOVOLTAICOS?

Fotovoltaicos é a conversão de luz em eletricidade, ou seja, as células fotovoltaicas fazer a conversão de luz solar, radiação eletromagnética, em energia elétrica.

COMO É UMA CÉLULA FOTOVOLTAICA?

As células fotovoltaicas, em sua grande maioria, composta de material semicondutores de silício (95% do mercado), o material semicondutor é feito por duas camadas, “P” e “N”, onde a camada P está com falta de elétrons e a camada N tem excesso, ao se junta as duas camadas surge uma barreira de potência, com a presença de ondas eletromagnéticas (luz solar), os elétrons sobrepõem a barreira gerando uma corrente elétrica.

TIPOS DE CÉLULAS FOTOVOLTAICAS?

As mais comercializadas são constituídas de silício monocristalizados (m-Si), silício policristalizados (p-Si) e filme fino de silício. Existem células fotovoltaicas de outros materiais, porém com baixa eficiência ou produtos tóxicos e não abundante.

As células de silício monocristalino é extraído do mineral de quartzo, sendo muito abundante no Brasil, o silício ultrapuro é aquecido a altas temperaturas e transformado em lingotes, onde é retirado fatias finas de silício puro. As células m-Si possuem eficiência 15% a 19% e tem um custo mais elevado.

Células de silício policristalino passa pelo mesmo processo de fabricação das células monocristalino porém com uso de menor temperatura fazendo com que o processo seja de menor custo, criando lingotes formado por vários pequenos cristais, sua eficiência varia entre 13% a 15%.

Filme fino é considerado a segunda geração de células fotovoltaicas, em sua maioria é constituído de silício amorfo (a-Si), possui baixa eficiência (entre 5% e 8%), sua vendagem é o melhor aproveitamento a luz solar, por ser produzida em célula única tem mais flexibilidade para uso em projetos arquitetônicos

ARRANJOS DOS PAINÉIS FOTOVOLTAICOS

Os painéis (na literatura a denominação painéis ou módulos tem o mesmo significado) podem ser colocado em série onde as tensões dos módulos são somadas e a corrente elétrica é constante. Ou em paralelos onde a tensão é constante e a corrente elétrica é somada. Ou de forma mista dependendo do projeto e da necessidade de cada situação.

TIPOS DE SISTEMA FOTOVOLTAICO?

 Off-Brid: são sistemas autônomos ou isolados, por lei só podem ser utilizados em locais onde não possuem rede de distribuição de energia, sua estrutura é composta por módulos fotovoltaicos, controladores de carga, Baterias, inversores, componentes de conexão e a distribuição para consumidores.

On-Brid: são sistemas fotovoltaicos ligado à rede de distribuição, pela legislação onde tiver disponibilidade de rede o sistema tem que ser On-Brid e mesmo o sistema suprindo toda a demanda energética do estabelecimento, o consumidor paga a taxa mínima de consumo,  que varia de acordo com cada concessionária, pela disponibilidade da rede ( o que explica as publicidade que afirma reduzir em até 95% o valor da conta de energia elétrica, os 5% são obrigatórios), sua estrutura formada pela módulos fotovoltaicos, acessórios de conexão, inversores.

O QUE SÃO INVERSORES?

Os módulos fotovoltaicos produzem corrente continuas sendo que os aparelhos eletrônicos e eletrônicos são projetados para receber corrente alternada assim como a rede de distribuição também disponibiliza corrente alternada, os inversores são aparelhos que converte a corrente contínua em corrente alternada, possuem geralmente garantia de 5 anos, sendo que os módulos possuem garantias de 25 anos.

COMO MELHORA A EFICIÊNCIA DO SISTEMA?

Como o Brasil é um país ensolarado, em especial a região nordeste por estar próxima a linha do equador, a irradiação solar é alta o que otimiza a eficiência dos módulos, gerando mais energia, O Maranhão está ao sul da linha do equador, para aumenta a exposição dos módulos ao máximo para o sol, aconselha-se colocar os módulos em direção ao norte com a inclinação de 20graus em relação ao solo (a inclinação vária de acordo com a latitude de cada região, no Maranhão a inclinado de 20graus. Fonte: Villalva (2015); biblioteca.uol).

Conhecimento básico para que todos possam planeja um dia colocar um sistema fotovoltaico em sua residência e assim contribuir para um mundo mais sustentável, atualmente a principal fonte de eletricidade no Brasil são as hidrelétricas, que apesar de ser uma fonte não poluente, mas causa grandes impactos ambientais quando são instaladas, segunda fonte são as termoelétricas extremamente poluentes. Recentemente a matriz fotovoltaica superou a matriz eólica, porém as duas matrizes renováveis ainda são pouco utilizadas no Brasil que possui uma potência gigantesca para sua utilização.

 Enviado por Carlos Gustavo Martins Silva, Engenheiro Civil, Operador de Estação Elevatória

Participe enviando sua sugestão, seu artigo ou ideia de publicação para a equipe de www.caemeiros.com através do email: caemeiros@gmail.com.   

                                                                                                                          J. Silva, ITZ/MA

 

 

A Saúde da Próstata